85 anos da OAB são comemorados em sessão solene


30/10/2017 16:40 | Léo Martins - Foto: Marcos Antonio Cardelino

Compartilhar:

Deputados e convidados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211722.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados e convidados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211723.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados e homenageados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211725.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211726.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Advogados, juristas e parlamentares estiveram presentes no plenário Juscelino Kubitschek, na última sexta-feira (25/10), para comemorar os 85 anos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A sessão solene foi iniciativa do deputado Campos Machado (PTB). A OAB de São Paulo é a maior do país e conta com mais de 350 mil advogados e 15 mil sociedades inscritas.

O presidente da instituição, Marcos da Costa, destacou a importância dessa comemoração na Casa de Leis. "É grande o número de advogados paulistas que já atuaram na política, isso une essa representação com o institucional da cidadania", declarou.

O deputado Campos Machado foi presidente de uma das primeiras frentes parlamentares em defesa dos advogados, na década de 90. "Ser advogado é uma profissão de herói, ele é fundamental na democracia", afirmou.

"Onde há um advogado, há transparência. Participei de muitas ocorrências nas quais, ao final, a OAB mandava seus advogados continuarem acompanhando o caso, não há justiça sem a Ordem", disse o deputado Delegado Olim (PP).

O deputado Cauê Macris (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, disse que os advogados possuem um papel fundamental na defesa do cidadão e na justiça.

Exposição OAB Advocacia " Uma História de Defesa da Cidadania

Em comemoração aos 85 anos da OAB, uma série de exposições itinerantes está circulando o Estado. Ela homenageia advogados que atuaram em cargos relevantes nos diversos segmentos, como o Tribunal de Justiça e a Justiça do Trabalho. No Hall Herois de 32 da Assembleia Legislativa, a exposição "Uma História de Defesa da Cidadania" destaca a atuação desses profissionais no poder público. A exposição detalha as Constituições do Brasil, com perfis de advogados paulistas que participaram das constituintes. "Isso mostra que é possível fazer uma boa política com base nos valores humanistas na formação dos advogados", declarou o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa.

alesp