Diagnóstico precoce é melhor remédio contra câncer de mama


01/11/2017 15:09 | Da assessoria do deputado Pedro Tobias

Compartilhar:

Pedro Tobias (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg211895.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Encerrando a campanha "Outubro Rosa" da prefeitura de Lins, o experiente médico mastologista e deputado Pedro Tobias proferiu palestra no último domingo (29/10), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do tradicional bairro do Junqueira.

 Durante cerca de 40 minutos, Pedro Tobias falou sobre os principais sintomas que as mulheres acima de 40 anos devem ficar atentas e a importância do diagnóstico precoce para combater o câncer de mama. "Câncer de mama não tem prevenção. Mas são muito importantes o diagnóstico e o tratamento precoces dessa grave doença que, em média, atinge 10 em cada grupo de cem mulheres. Vocês devem ficar atentas quanto ao aparecimento de caroço na mama, retração do mamilo, secreção unilateral de água limpa ou dor localizada e permanente. Esses são os principais fatores que devem ser pesquisados rapidamente", ressaltou o médico mastologista para cerca de 150 pessoas.

 Médico há quase 40 anos e mastologista-cirurgião consagrado, Pedro Tobias também comentou sobre a importância do diagnóstico precoce, citando os exames de imagens de mamografia e ultrassonografia como essenciais para ajudar na definição de casos da doença. "Se ainda persistirem dúvidas, o médico deverá solicitar uma punção biópsia da paciente para saber se o tumor é benigno ou maligno", afirmou. "A atenção, o carinho e o amor da família e dos profissionais envolvidos no dia a dia dos pacientes são essenciais para combater a eventual depressão deles", declarou sob aplausos de dezenas de agentes comunitários de saúde de Lins.

alesp