Reiterado apoio aos produtores de batata-doce do oeste paulista


14/11/2017 11:10 | Da assessoria do deputado Ed Thomas

Compartilhar:

Ed Thomas destacando a importância da produção da batata-doce na região  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212549.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o forte apelo de ser a segunda região maior produtora de batata-doce do Estado de São Paulo, perdendo apenas para Birigui, agricultores que produzem a que é considerada a 4ª hortaliça mais consumida no país, tiveram o reiterado apoio do deputado Ed Thomas, durante encontro na última sexta-feira (10/11), em Presidente Prudente.

Na ocasião foram discutidas alternativas viáveis para uma difusão da produção de um dos vegetais mais nutritivos, que somente até setembro deste ano comercializou entre 5 a 6 mil toneladas, para outras regiões.  

Contando com a assistência técnica da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), através da Engenheira Agrônoma Sônia Maria Marangoni e equipe, os produtores da hortaliça conseguiram elevar em cerca de 50% o rendimento das lavouras do tubérculo na região de Presidente Prudente, segunda maior produtora do país no segmento.

Autor  do Projeto de Lei número 73, de 2010, que tramita na Assembleia Legislativa, Ed Thomas objetiva estabelecer um marco legal no estado para a produção de etanol a partir da planta, com grandes incentivos a produção pelo pequeno agricultor. Dentre as diretrizes do projeto estão o incentivo por meio do Estado a pesquisa; a assistência técnica aos pequenos agricultores e a atribuição de um selo de qualidade aos pequenos agricultores. Ao final do encontro, foi proposta a formação de uma comissão com representantes de diversos segmentos locais, para buscar alternativas para a maior divulgação da produção da batata-doce no oeste paulista.

alesp