Cremesp celebra 60 anos em sessão solene


14/11/2017 15:39 | Léo Martins - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

 Lavínio Nilton Camarim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212582.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem ao Cremesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212590.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lavínio Nilton Camarim e Fernando Capez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212584.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem ao Cremesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212585.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem ao Cremesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212586.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pedro Tobias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212587.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem ao Cremesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212588.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem ao Cremesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212589.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Doutor Ulysses<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212583.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Médicos, professores e estudantes de faculdades e de hospitais de todo o Estado foram homenageados na última segunda-feira (13/11) pelos 60 anos do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). O evento ocorreu no plenário Juscelino Kubitschek.

A sessão solene foi promovida pelo deputado Fernando Capez (PSDB). "A classe médica é composta por pessoas que dedicam sua vida e sua carreira para salvar, prolongar e melhorar muitas vidas. Precisamos valorizar a conduta desses profissionais. Além disso, é preciso combater o exercício ilegal da medicina, por aqueles que não estão habilitados ou não possuem especialidade necessária para trabalhar em algumas áreas", declarou.

O presidente do conselho Lavínio Nilton Camarim apontou para os desafios atuais. "Não dá para falar de saúde sem apontar para um SUS sustentável, isso é que mantém um bom atendimento à população."

Para o secretário municipal de Saúde Wilson Modesto Pollara, os médicos precisam de reconhecimento. "Esses profissionais dedicam-se acima do dever. Na nossa sociedade eles são os mais cobrados e demandados, não podem deixar de trabalhar e atender." Pollara apontou para os avanços na gestão atual: "com 10 meses, não há mais filas para exames, 15 mil cirurgias foram realizadas, os remédios estão com quase 100% de abastecimento e há um plano de reformulação das Unidades Básicas de Saúde. São Paulo está progredindo".

Faculdades de medicina de todo o Estado receberam uma placa como reconhecimento aos serviços prestados. Para o professor da Universidade Santo Amaro, Antonio Veronezi, tudo que trata de educação merece relevância. "Estimular os médicos, as casas de saúde, as escolas de medicina, isso nos ajuda a ter um ensino cada vez melhor", declarou. O deputado Doutor Ulysses (PV) também esteve presente.

Cremesp

Fundado em 30 de setembro de 1957, o Cremesp é composto por 40 conselheiros eleitos no Estado de São Paulo e dois indicados pela Associação Paulista de Medicina (APM), os quais têm mandato de cinco anos. Representa cerca de 134 mil profissionais e 50 mil empresas, atuando na defesa da ética e na valorização profissional, com o intuito de melhorar as condições de vida e de saúde da população.

Na área educacional, o conselho promove a capacitação profissional, por meio do programa de educação continuada, que leva informações a médicos que atuam em locais mais distantes. O exame do Cremesp é uma prova feita voluntariamente por recém-formados, há 13 anos, para avaliar a qualidade da formação nas faculdades paulistas.

alesp