Encontro na Alesp aborda gestão educacional


16/11/2017 16:19 | Da Redação - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Mesa do evento e público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212641.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Palmira Piai<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212645.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gileno Gomes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212642.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gileno Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212643.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212646.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa sediou nesta quinta-feira (16/11) o I Encontro de Prefeitos, no qual foi apresentada uma palestra sobre a gestão dos municípios na área da educação. Realizado pelo deputado Gileno Gomes (PSL), o encontro contou com a participação da analista de políticas públicas Palmira Piai.

No evento foi discutido o preparo dos gestores dos municípios paulistas para o próximo ano letivo, com relação à captação de recursos provenientes de fundos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Essa política federal de assistência financeira volta-se às escolas públicas (das redes estaduais e municipais) e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. Os recursos do PDDE são transferidos de acordo com o número de alunos e com o censo escolar anterior.

A palestrante Palmira Piai ressaltou quais são as divergências e as transigências que esses municípios enfrentam e como, dentre os poucos recursos que lhes cabem, os municípios de pequeno, médio e grande porte podem usufruir do PDDE para o ano letivo de 2018. "É muito importante averiguar a realidade de cada escola. A partir dela, podemos empreender esforços e utilizar projetos e emendas para atender à demanda", disse. Por meio desses recursos, espera-se uma melhora na infraestrutura material e pedagógica para elevar o desempenho da educação básica.

A coordenadora de Educação de Riolândia Silvia Luiz Barcelos Mori esteve presente. "Viemos em busca de informações para fazer uma gestão mais participativa, sabendo exatamente onde captar os recursos, sem perdê-los, e como administrá-los e aplicá-los bem", declarou.

Para o deputado Gileno Gomes, o encontro foi muito importante para discutir e apresentar explicações e orientações aos gestores de cada município. "A educação é prioridade e é fundamental em nosso país", afirmou.

alesp