Alesp homenageia os conselheiros tutelares


17/11/2017 19:26 | Da Redação - Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Homenagem aos conselheiros tutelares na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212745.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem aos conselheiros tutelares na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212746.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem aos conselheiros tutelares na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212752.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem aos conselheiros tutelares na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212748.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem aos conselheiros tutelares na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212747.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gisele Tonchis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212754.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Thaiz Rocha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212755.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilmaci Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212758.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Wellington Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212760.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os conselheiros tutelares foram homenageados nesta sexta-feira (17/11) em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa. O Conselho Tutelar recebe casos de negligência, discriminação, exploração e violência envolvendo crianças e adolescentes.

Para o deputado Sebastião Santos (PRB), que presidiu a solenidade, os conselhos deveriam ser fortalecidos, já que atuam fiscalizando o cumprimento dos direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). "São funcionários públicos e não têm boas condições de trabalho, o contrário do que diz o ECA. Nós precisamos definir uma política pública com eficácia para resolver os problemas e fazer uma prevenção, o que não temos ainda. Essa homenagem significa: vamos juntos nessa batalha porque não podemos continuar do jeito que está", declarou. Santos é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Conselho Tutelar.

A conselheira tutelar Michele de Sales e Silva Oliveira, que atua no município do Guarujá, considerou a iniciativa importante, principalmente pelo desconhecimento da população com relação ao papel do conselheiro. "O prédio em que eu trabalho estava quase caindo e demorou para que a gestão se sensibilizasse e mudasse o edifício. A questão é que atendemos diariamente a cerca de dezesseis famílias, e sem estrutura não conseguimos oferecer um atendimento adequado", disse.

O evento contou com a apresentação do Grupo Teatral Trapo e com a presença dos deputados Wellington Moura, Gilmaci Santos (ambos do PRB) e Itamar Borges (PMDB), da prefeita de Lourdes Gisele Tonchis e dos representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca) Robson José Candiani Mota, da Associação dos Conselheiros Tutelares de São Paulo (ACTSP) Edivaldo Luiz Vicente da Silva e do Fórum Estadual do Direito da Criança e do Adolescente Luciano Araújo.

alesp