Ato pelo Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino

A deputada Leci Brandão e o Deputado Pedro Tobias realizam um Ato Solene pelo Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino. O evento acontece no dia 27 de novembro, às 19h00, no plenário Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa de São Paulo. Tendo como base a Resolução 32/40 B da ONU (Organização das Nações Unidos), aprovada em 1977, que instituiu a comemoração do dia 29 de novembro como sendo o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, bem como a Lei Estadual do Estado de São Paulo, Nº 4.439, de 7 de dezembro de 1984, que institui o Dia Estadual de Solidariedade ao Povo Palestino, a deputada Leci propôs a solenidade como forma de expressar o apoio do parlamento paulista à luta do povo palestino.
Contexto histórico
Em 1947 a ONU era integrada por 57 países e o ambiente político era completamente dominado pelos EUA, que fizeram pressão sobre as pequenas nações. Com 25 votos a favor, 13 contra e 17 abstenções e, sem o consentimento dos legítimos donos da terra, ou seja, do povo palestino, foi determinada, por meio da resolução de nº 18, a divisão da Palestina em dois Estados: o Palestino e o Israelense. Na partilha do território, 56% da área caberia aos israelenses que, na fundação de seu Estado, ocuparam 78% do espaço e se valeram da força para promover a expulsão dos palestinos de seus lares e terras. Os palestinos se refugiaram em acampamentos na Cisjordânia, Gaza, Líbano, Jordânia e Síria. Em 1967, Israel ocupou o restante do território que a divisão da ONU destinara à construção do Estado Palestino.
Em 1977, a Assembleia Geral do ONU pediu que fossem celebrados todos os anos, no dia 29 de novembro (resolução 32/40 B), o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino. Com efeito, foi nesse dia que, no ano de 1947, a Assembleia Geral aprovou a resolução sobre a divisão da Palestina [resolução 181 (II)].
A efetivação do Estado palestino independente, com Capital Jerusalém e o retorno dos refugiados, conforme as resoluções do Conselho de Segurança e da Assembleia Geral da ONU, são questões cruciais à construção de uma paz com justiça e igualdade, uma paz duradoura para o povo palestino e todos os povos do Oriente Médio.
SERVIÇO
Ato Solene pelo Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino
27 de novembro " segunda-feira -19h00
Auditório Teotônio Vilela
Av. Pedro Álvares Cabral, 201 " Ibirapuera " São Paulo/SP
Mais informações
lecibrandao@al.sp.gov.br / (11) 3886-6790
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Mobilização em defesa de patrimônio, pesquisa e ciência paulistas marca audiência pública na Alesp
- Na Alesp, audiência pública defende que privatizações aumentam risco de acidentes no metrô
- Deputada e deputado promovem audiência pública sobre duplicação da 'Rodovia da Morte' BR-153
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações