Curso aborda aplicação da Lei de Acesso à Informação


23/11/2017 18:49 | Leonardo Battani- Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (creative/common)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213255.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sérgio Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213150.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Participantes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213152.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sérgio Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213153.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia de São Paulo promoveu no último dia 23/11, em debate sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI), uma análise dos pedidos feitos nos sites governamentais e das informações disponíveis nos portais de transparência. A palestra foi realizada na sede do Instituto do Legislativo Paulista (ILP). Decretada em 2011, regra dita como o Estado deve lidar com dados públicos.

O palestrante Sérgio Martins, graduado em ciências sociais, afirmou que as atividades promovidas pelo ILP são essenciais porque "os cursos aumentam a compreensão da sociedade civil acerca do controle de dados". Segundo Sérgio, ainda há certo desconhecimento da LAI, o que atribui ao próprio processo de maturação de uma regra nova. "Dados recentes mostram um aumento do número de pedidos feitos nos canais de acesso", afirmou.

Fabiana de Cássia, profissional da área de recursos humanos, interessou-se pelo assunto. Ela cursa administração e vê nos cursos do instituto uma forma de complementar o seu conhecimento do mundo político. "Pretendo voltar sempre que puder", disse.

O ciclo de palestras continuará em novembro e dezembro. No próximo dia 27/11 (segunda-feira), o ILP receberá o curso "A ciência no combate a dengue, zika e chikungunya".

alesp