Atletas do Strongman recebem homenagem


27/11/2017 14:14 | Vinicius Moreira - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Marcos Mohai, Paulo Corrêa Jr, Júlio César Carvalho e Caetano Sérgio Aparecido <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213448.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Mohai<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213450.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Mohai e Paulo Corrêa Jr.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213451.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Corrêa jr.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213459.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213461.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo Nunes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213462.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Praticantes do atletismo de força, conhecido como strongman, foram homenageados nesta segunda-feira (27/11) na Assembleia Legislativa. Por meio da modalidade, os atletas demonstram a sua força através de testes de levantamento de peso. O evento foi uma iniciativa do deputado Paulo Corrêa Jr (PEN).

"É uma categoria que vem crescendo e, por isso, importante darmos todo o incentivo a quem se dedica. O trabalho é muito delicado, exige um acompanhamento médico por trás, uma disciplina na rotina diária de treinos", disse o deputado, que destacou a homenagem importante para o crescimento do esporte.

O atleta e vereador de Peruíbe Marcos Mohai Szabó contou um pouco sobre a prática do strongman. "É uma modalidade que envolve força, técnica e resistência. Hoje, é o esporte mais completo no seguimento. O UFC pratica o strongman, o crossfit nasceu a partir desse esporte", conta Szabó, que é hexacampeão brasileiro e estudioso da modalidade. "O levantamento de peso é baseado nos treinamentos dos romanos, espartanos e gregos. Na antiguidade, uma espada chegava a pesar oito quilos, então era necessário muita resistência e força. Além disso, o equilíbrio muscular exigido desenvolve algumas fibras musculares que não são do cotidiano de outros esportes", explica.

Marcos Ferrari é presidente Confe­deração Brasileira de Strongman. Ele é um dos pioneiros na prática da modalidade e foi campeão sul-americano e pentacampeão brasileiro. "O esporte tem possibilidades infinitas", disse.

Ele pediu apoio para difundir o esporte no país. "Nós precisamos de apoio público ou privado para que o esporte seja acessível para a maior parte da população. Não é um esporte caro, porém, necessita de centros de treinamento", diz.

Membro da Comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia, o deputado Paulo Corrêa disse que vai inserir nas discussões o apoio ao strongman. "A questão de dar importância para outros esportes além do futebol tem sido debatido nas reuniões da comissão. Eu jogo basquete, esse é o meu esporte, com certeza eu vou inserir novos esportes na pauta da comissão", disse.

O strongman é um desafio que testa o atleta ao extremo. São provas como levantar carros, toras de madeira, tombar objetos, ou correr com pedras.

alesp