Antonio Veronezi recebe Colar de Honra ao Mérito Legislativo


01/12/2017 16:47 | Léo Martins - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Apresentação da camerata da polícia militar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214036.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez e Antonio Veronezi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214040.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luciana Lúcio Pereira, Antonio Veronezi, Fernando Capez, Paulo Dias Ribeiro e Krikor Boyaciyan<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214066.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jorge Wilson Xerife do Consumidor, Fernando Capez, Krikor Boyaciyan,  Paulo Dias Ribeiro, Antonio Veronezi, Luciana Lúcio Pereira e Gileno Gomes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214039.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214042.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214059.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214038.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Veronezi e Fernando Capez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214063.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jorge Wilson Xerife do Consumidor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214064.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Dias Ribeiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214067.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O empreendedor e professor Antonio Veronezi recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo no Plenário Juscelino Kubitschek na última quinta-feira (30/11). A homenagem é a maior honraria da Casa e foi uma iniciativa do deputado Fernando Capez (PSDB). "Sua trajetória sempre foi voltada à educação, mesmo sendo um grande empreendedor em diversos ramos ao longo de sua carreira. Ele é uma espécie de mecenas da educação, que sempre investiu os próprios recursos principalmente no ensino universitário, é alguém que tem muito a contribuir com a sociedade", disse.

O professor Veronezi agradeceu a homenagem. "Eu sou apaixonado e vou respirar e transpirar educação enquanto posso, tenho muitos projetos a serem tocados, sempre vou ajudar enquanto posso", declarou.

Um desses projetos é o Universidades Portas Abertas, que conta com a parceria da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, e vai oferecer atividades aos estudantes do ensino médio público da região sul da capital, atividades que incentivam a educação, cultura e inovação nas universidades privadas. A Universidade Santo Amaro (Unisa) é a primeira instituição a abraçar o projeto.

"Já imaginou alunos do ensino médio público, que estão sem estrutura, terem aula de biologia em um laboratório de medicina, ou um aluno de física ter aula complementar em um laboratório de engenharia? Nós iremos conceder isso já no ano que vem para 300 alunos na Unisa, de forma gratuita", declarou Veronezi.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Paulo Moura Ribeiro, já trabalhou com Veronezi na Universidade de Guarulhos (UnG). "Ele segue o pensamento de Pitágoras: "eduquemos as crianças para que não precisemos punir os mais velhos". O professor veste o traje da educação, seja nos pátios das escolas ou nas salas de aula", disse.

Trajetória

Antonio Veronezi fundou a Universidade de Guarulhos (UnG) em 1970 e foi chanceler da instituição até 2016. O empreendedor também fundou a companhia General Shopping Brasil em 1989, empresa brasileira que possui shopping centers em todo país.

Tem vários títulos e homenagens: foi incluído no livro Quem é Quem (Who´s Who) da educação internacional por serviços prestados à educação nacional (2002); membro honorário da Força Aérea Brasileira (2009); Prêmio Top Educacional Professor Mario Palmério - 1º lugar (2009); e professor "Honoris Causa" da Universidade de Guarulhos (2010).

alesp