Consórcios que representam cidades paulistas reúnem-se na Alesp


04/12/2017 13:25 | Larissa Leão - Foto: José Antônio Teixeira

Compartilhar:

Reunião com os consórcios que representam os municípios paulistas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214179.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião com os consórcios que representam os municípios paulistas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214181.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião com os consórcios que representam os municípios paulistas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214182.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião com os consórcios que representam os municípios paulistas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214199.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Prefeitos, secretários municipais e presidentes dos principais consórcios que representam os municípios paulistas participaram nesta segunda-feira (4/12) de uma reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris (PSDB). Na ocasião, foi discutida a formação de uma rede para defender os interesses de cada região do Estado na Alesp.

Macris recebeu representantes dos 12 consórcios paulistas e explicou a necessidade de criar mecanismos para que as demandas comuns dos municípios do Estado sejam debatidas. "As pautas do Legislativo sempre foram feitas pelo próprio Poder Público (Legislativo, Executivo e Judiciário). Queremos fomentar essa conversa com os consórcios para que eles tragam demandas que possam ser apreciadas aqui", explicou.

O presidente da Rede Paulista de Consórcios Municipais, Victor Borges, destacou a integração da Alesp com os consórcios. "Nós criamos a rede há um mês com o objetivo de unir os esforços dos consórcios do Estado de São Paulo nas pautas comuns, como as questões de custeio de merenda e de saúde. Esse arranjo municipalista é importante para a política moderna", disse.

Para o prefeito da cidade de Santo Antônio do Pinhal e do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (Codivap), Clodomiro Correia de Toledo Junior, há uma limitação na legislação atual. "Estamos criando uma rede dos consórcios representando os municípios do Estado para buscar alternativas na legislação a fim de criar novas políticas públicas, visando ao bem estar da população."

O prefeito de Itanhaém e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira (Codivar), Marco Aurélio Gomes, elogiou a disponibilidade e a sensibilidade do presidente da Alesp com as necessidades dos municípios. "Queremos trazer as demandas desses consórcios para uma abertura dentro da Casa Legislativa. Um trabalho conjunto em que possamos discutir a pauta municipalista também no âmbito do Governo do Estado de São Paulo. Percebemos que já existe esse movimento na esfera federal", considerou.

Guilherme Ávila, prefeito de Barretos e presidente do Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande (Codevar), afirmou que a integração com o Legislativo é fundamental para o desenvolvimento de todos os municípios, "A rede une as forças e os problemas também, e nós discutimos de forma igualitária entre todos os municípios para trazer até a Assembleia os projetos, os pleitos, os pedidos e as solicitações", disse.

No próximo dia 13/12 está agendada uma nova reunião com os presidentes de consórcios paulistas para aprofundar o debate.

Além dos citados, estiveram presentes o secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (Amvapa) Lair Antônio Azevedo Silva, o secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC Fábio Palácio e o prefeito de Dracena Juliano Brito Bertolini.

alesp