Linguagem de programação de códigos poderá ser oferecida na rede pública


05/12/2017 07:04 | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214378.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Educação e Cultura da Alesp, aprovou o Projeto de Lei 933/2016, do deputado Edmir Chedid, que inclui nas unidades públicas da rede estadual de ensino a disciplina de linguagem de programação de códigos, que trata sobre os princípios básicos para produzir um programa de computador.

Segundo a proposta, a disciplina será facultativa ainda aos alunos do ensino fundamental de unidades privadas integrantes do Sistema Estadual de Educação. "A exemplo do que já ocorre, esta disciplina será ministrada por profissionais de tecnologia da informação, devendo ser oferecida por dois anos eletivos do ensino fundamental", disse.

Edmir Chedid afirmou também que o intuito é aprimorar o currículo do ensino brasileiro referente à ausência da linguagem de programação de códigos. "A linguagem é um dos passos para a alfabetização digital e será cada vez mais uma habilidade para toda a vida, pois desenvolve capacidades essenciais, como resolução de problemas", garantiu.

O PL já havia recebido parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). "A expectativa é que o PL seja incluído na Ordem do Dia " votação final " para a análise dos demais parlamentares. Com a proximidade das discussões do orçamento, acredito que a discussão ocorra no primeiro semestre do próximo ano", finalizou.

alesp