CPI Pátio de Apreensão de Veículos aprova relatório final


07/12/2017 12:33 | Vinicius Moreira - Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Mesa da CPI e público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214430.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Caramez e Delegado Olim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214424.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Caramez e Delegado Olim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214428.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Davi Zaia e Geraldo Cruz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214429.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegado Olim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214431.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Caramez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214432.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga os pátios de veículos no Estado realizou nesta terça-feira (5/12) sua quinta e última reunião e aprovou o relatório final do deputado João Caramez (PSDB).

Presidente da CPI, o deputado Delegado Olim (PP) afirmou que não existe um padrão de cobrança para os pátios no Estado. "As prefeituras cobram o que querem, alugam pátio para terceiros, não existe um padrão", explicou. Olim disse que será feito um encaminhamento do relatório para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). "Será encaminhado para o órgão um relatório com as conclusões da comissão, para padronizar as cobranças. Cobraremos do Detran o cumprimento da lei", concluiu.

Caramez consi­derou necessária a implantação de uma política estadual para nivelar os preços dos pátios. "Chegamos à conclusão de que o governo do Estado, por meio do Detran, precisa criar uma política de cobrança igualitária. Hoje, o que existe é uma discrepância, cada município cobra o que bem entende", relatou.

O deputado Geraldo Cruz (PT), contrário ao relatório, falou sobre o resultado da apuração de irregularidades. "O relatório é vergonhoso, a conclusão é exatamente o que foi dito pelo deputado que propôs a criação da CPI. O objetivo era exatamente apurar as irregularidades. A CPI constatou que há abusos nesse serviço, o relatório deveria apontar alguma punição pela lei que não é cumprida", expressou.

A comissão apurou diversas irregularidades, como as cobranças abusivas nas taxas de diárias de pátios e nos serviços de guincho. O relatório foi aprovado por três votos a um, constando somente o voto contrário do deputado Geraldo Cruz.

Além dos citados, estiveram presentes os deputados Davi Zaia (PPS) e Marco Vinholi (PSDB).

alesp