Busca de solução para disputa territorial no Alto Tietê


05/12/2017 16:16 | Da assessoria do deputado Carlos Neder

Compartilhar:

Carlos Neder (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214446.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Parece uma terra sem dono. Quando a gente precisa de uma assistência, jogam a responsabilidade de um lado para outro", resume Luciano Prado, morador da área em disputa territorial entre os municípios de Salesópolis e Biritiba Mirim, na região do Alto Tietê.

Para buscar uma solução para o problema, mais de 180 pessoas, dentre autoridades políticas, prefeitos, vereadores, lideranças locais e moradores da região, participaram, nesta quinta-feira (30/11), de audiência pública da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais (CAMM) da Assembleia Legislativa. A reunião, realizada pelo deputado Carlos Neder, vice-presidente da CAMM, ocorreu na EE Vereador Elisário Pinto de Moraes, que fica na região em conflito. Dentre as dificuldades enfrentadas pela população estão a contratação de serviços públicos, linhas de crédito, telefonia e internet.

O deputado Carlos Neder sugeriu como alternativa emergencial para a contenda a busca de uma solução administrativa por meio da formação de um consórcio entre os municípios da região que poderia, por exemplo, criar um fundo para redistribuição de custos públicos e tributários. "Consórcios entre municípios podem ser realizados em diversas áreas como saúde, educação ou transporte, quando dois ou mais municípios somam-se para resolver um problema", explicou Carlos Neder.

alesp