Alesp sedia Seminário de Desenvolvimento e Tributação


08/12/2017 19:56 | Da Redação - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214617.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214619.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luis Fernando Novaes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214620.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Alencar Santana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214621.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ayrton Cardomingo Júnior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214622.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bernard Appy<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214623.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214625.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A situação tributária de diferentes áreas do Estado foi refletida em um Seminário de Desenvolvimento, Desigualdade e Tributação, na última quarta-feira (6/12), no Auditório Teotônio Vilela.

O economista da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), Luis Fernando Novais, afirmou que a crise mundial de 2008 afetou a economia paulista, trazendo reflexos atuais da crise tributária. "Há uma atual desindustrialização no Brasil que afeta diferentes territórios, incluindo São Paulo, mesmo o Estado possuindo excelentes ilhas em desenvolvimento", disse. Ele pontuou que a existência de uma forte indústria, setor de serviços e um setor de agronegócios precisam se harmonizar para se tornarem compatíveis.

O evento foi proposto pelo deputado Alencar Santana Braga (PT). Ele afirma que o Estado de São Paulo está demonstrando uma política de desigualdade em diversos aspectos. "Trazer especialistas para observarem assuntos que serão pautas é algo importante para a evolução do sistema estadual e para os debates políticos que ocorrerão no ano que vem", declara, apontando que o Estado de São Paulo está demonstrando uma política de desigualdade em diversos aspectos.

O diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF), Bernard Appy, falou sobre a importância da participação da sociedade no tema. "Eles precisam entender quais são os problemas tributários que o sistema brasileiro vem sofrendo, tanto na distribuição como nos efeitos negativos que estão sendo causados no funcionamento da economia do país", disse.

Esse foi o primeiro evento de uma série que tem a finalidade de refletir sobre a situação de diferentes áreas do Estado, como educação, desenvolvimento e estrutura. Para Alencar Santana, além das palestras contribuírem com melhorias que podem ser implementadas em São Paulo, é possível ajudar a "formular alternativas ao governo do Estado que precisa de melhorarias, para ter uma política clara de desenvolvimento, e principalmente uma política que inclua".

alesp