Dezembro Laranja é tema de palestra na Assembleia


12/12/2017 15:20 | Vinícius Moreira - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Imagem ilustrativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214937.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> André Amado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214879.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) realizou nesta segunda-feira (11/12) uma palestra para divulgar a campanha Dezembro Laranja, que traz ações de prevenção ao câncer de pele. A aula foi dada pelo dermatologista André Amado, que explicou os riscos da exposição aos raios solares sem a proteção adequada.

Amado alertou para os cuidados com a exposição aos raios solares. "A campanha Dezembro Laranja chama a atenção para o câncer de pele, que tem aumentado muito na população. É um tumor considerado leve e benigno, mas pode we co,plicar e levar à morte", disse.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, apenas nesse ano foram registrados 176 mil novos casos de câncer de pele.

O dermatologista afirma que as organizações públicas têm um papel fundamental na expansão da campanha. "A Sociedade de Dermatologia recomenda que as entidades e escolas realizem eventos que chamem a atenção da população para esse problema. Nesse sentido, a Assembleia dá uma grande contribuição pela importância que tem perante a sociedade."

Dezembro Laranja

A Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele "Dezembro Laranja" é uma ação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O tema da campanha esse ano é "se exponha, mas não se queime.

O movimento teve início em 2014 com o objetivo de estimular a sociedade no combate ao câncer de pele. Entre as ações realizadas pela SBD no mês de dezembro estão a iluminação de monumentos e projetos de conscientização em praias e parques, com a distribuição de filtros solares.

Além disso, a organização realiza uma campanha nas redes sociais, na qual a população compartilha fotos vestindo roupas laranja. No site do projeto, há um teste com perguntas para calcular os possíveis riscos de adquirir a doença. O portal ainda disponibiliza uma série de endereços para a realização de exames preventivos gratuitos.

alesp