Debate sobre orçamento da USP com docentes e trabalhadores


13/12/2017 06:45 | Da assessoria do deputado Carlos Neder

Compartilhar:

Carlos Neder em reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215113.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Carlos Neder participou de reunião com professores da Universidade de São Paulo (USP) para debater a situação do orçamento das universidades públicas estaduais. O encontro foi promovido pela Associação dos Docentes da USP (Adusp), na última terça-feira (12/12).

De acordo com Neder, o debate passa pela questão da lógica adotada pelo governo na priorização dos investimentos e gastos públicos. "Todos os anos, nessa época de votação do orçamento, vê-se na Alesp a mobilização de diferentes setores. No entanto, é uma ilusão pensar que tal presença e pressão ou que alguns acréscimos conseguidos possam realmente alterar a lógica do orçamento, que está vinculada à visão que esse governo tem de Estado, de reforma do Estado, e à atual relação estabelecida entre Executivo, Legislativo e sociedade."

No encontro também foi abordado o problema do Hospital Universitário (HU) da USP, que vem enfrentando um processo de desmonte, sem que universidade ou governos assumam suas responsabilidades pelo importante equipamento de saúde pública e de ensino. Para Neder, o que estão querendo fazer com o HU é uma espécie de projeto piloto para implantar a gestão dos hospitais universitários por meio da atuação das organizações sociais.

alesp