Comissão é favorável a projeto para reduzir risco de acidentes em estabelecimentos fechados


14/12/2017 16:17 | Isabella Tuma - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Mesa da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215239.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Turco e Coronel Telhada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215241.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gil Lancaster<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215242.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegado Olim preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215243.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215244.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Turco e Coronel Telhada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215245.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados membros da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Alesp reuniram-se na última quarta-feira (13/12) e deram parecer favorável à proposta que obriga a fixação de placa nos locais cuja capacidade de lotação esteja esgotada.

O deputado Gil Lancaster (DEM), autor do Projeto de Lei 708/2017, afirmou que a ideia pode evitar tragédias. "É o mínimo que podemos fazer para que não aconteça aqui no nosso Estado nada parecido com o que houve, por exemplo, na Boate Kiss." O caso aconteceu há quatro anos no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, quando 242 jovens foram mortos na casa noturna.

Lancaster teve outra proposta de sua autoria com parecer favorável: o projeto 168/2017, que cria o "Programa de Conscientização sobre os Riscos de Dirigir com Sono". "Nós temos dados precisos de fundações, associações e federações que indicam que no mínimo 7000 pessoas são levadas à morte todo ano por causa de motoristas, principalmente caminhoneiros, que viajam Brasil todo, dirigindo com sono. Isso é um perigo que nós queremos evitar."

O encontro presidido pelo deputado Delegado Olim (PP) concluiu a aprovação do Projeto de Lei 337/2017, de autoria da deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), que altera a denominação de instituição em Sorocaba. "O Departamento de Polícia Judiciária do Interior 7 passará a chamar-se "Dr. Luiz Maurício Souza Blazeck", antigo delegado policial já falecido. Nada mais justo do que fazer uma homenagem para as pessoas do bem. Cobra-se muito e é dado pouco para policiais. Pelo menos lembraram que ele foi um grande delegado. Fiquei muito feliz com a homenagem", disse.

Além dos citados, estiveram presentes na reunião os deputados Celso Nascimento (PSC), Coronel Telhada e Hélio Nishimoto (ambos do PSDB), Ed Thomas (PSB) e Luiz Turco (PT).

alesp