Busca de solução para a crise do HU


18/12/2017 11:00 | Da assessoria do deputado Carlos Neder

Compartilhar:

Carlos Neder (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215364.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Coletivo Butantã na Luta caminha na Assembleia Legislativa para uma solução para a crise no Hospital Universitário (HU) da Universidade de São Paulo (USP). Na última quinta-feira (14/12), em reunião solicitada pelo deputado Carlos Neder com o relator do projeto do orçamento estadual para 2018, o deputado Marco Vinholi, o grupo apresentou propostas para resolver o problema da falta de investimentos e de pessoal e assim viabilizar a continuidade do atendimento de saúde à população na região.

De acordo com Carlos Neder, a ideia é pleitear a destinação de recursos em torno de R$ 315 milhões para serem aplicados no hospital em 2018. Para o parlamentar, também é preciso incluir no debate a indicação da fonte de recursos, bom como esclarecer se seria parte da própria receita já vinculada à USP recebida pelo ICMS, ou novos que pudessem ser agregados mediante o relatório do orçamento estadual de 2018, ou ainda recursos advindos dos royalties do petróleo. "Não basta definir um valor global, porque a Assembleia autoriza gastos, mas não determina que os recursos sejam realmente aplicados. Precisamos garantir que efetivamente esses recursos sejam aplicados no HU", alertou Neder.

O grupo busca rever ainda a decisão do conselho universitário, que estabeleceu um número máximo para a contratação de docentes em 2018, e a possibilidade de abrir uma exceção para o HU.

alesp