Orçamento do Hospital Universitário da USP é debatido em reunião


19/12/2017 12:14 | Isabela - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Mesa da reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215399.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215400.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215401.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215402.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marco Vinholi e Carlos Neder<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215403.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Neder<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215404.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marco Vinholi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215405.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Residentes e funcionários do Hospital Universitário (HU) da Universidade de São Paulo (USP), representantes de moradores do Butantã e deputados reuniram-se na última segunda-feira (18/12) na Assembleia Legislativa de São Paulo para debater e definir o orçamento destinado para o hospital em 2018.

O deputado Marco Vinholi (PSDB), relator do orçamento, afirmou que foram adicionados para a USP 52% dos recursos dos royalties de petróleo - direcionados em parte para as universidades, o que renderia em torno de R$ 45 milhões. "Apesar da dificuldade de se construir isso juridicamente, por conta da autonomia da USP, é algo possível e que será realizado. É uma questão muito importante mantermos e valorizarmos o Conselho Universitário."

Uma das presentes na audiência foi Raquel Lisi, do segundo ano da residência em Família e Comunidade da Faculdade de Medicina da USP, e que trabalha no HU e em Unidades Básicas de Saúde (UBSs). "As mudanças que ocorreram desde o ano passado são lamentáveis, como o pronto-socorro infantil ter sido fechado por conta da falta de funcionários e chefes para completar quadros de plantão. A estimativa é que 450 mil pessoas fiquem sem atendimento", ressaltou.

O deputado Carlos Neder (PT) afirmou que há a necessidade, segundo estudos feitos pelo próprio hospital, de um acréscimo de no mínimo 340 servidores. Neder também pontuou o diálogo que está sendo realizado com a superintendência do hospital a fim de levantar as necessidades para a proposta orçamentária de 2018. "Há a possibilidade de termos um acréscimo de dotação para fazer frente à necessidade tanto de gastos com pessoal, quanto de investimentos."

alesp