Estado de São Paulo Transparência ALESP
18/12/2017 15:16

Xadrez poderá ser integrado na grade curricular da rede estadual

Da Redação - Foto: José Antonio Teixeira


Download
Imagem ilustrativa (pexels)

A Alesp aprovou a proposta que poderá incluir a nova disciplina para os alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas estaduais. O projeto foi aprovado pelos deputados na última quarta-feira (13/12).

O autor do PL 171/2017 é o deputado Milton Vieira (PRB). Segundo ele, o esporte pode melhorar a capacidade cognitiva dos estudantes. "O xadrez é um jogo de inteligência e atenção. Ele faz com que o jovem exercite a mente e melhore o rendimento em outras matérias", comentou.

Essa melhora foi comprovada pela Universidade de Hong Kong. A pesquisa liderada pelo doutor Yee Wang Fung revelou que as notas em matemática dos alunos aumentaram em 15% em relação ao rendimento anterior à introdução ao jogo.

A disciplina, integrada ao currículo, terá carga horária semanal de 50 minutos e deverá ser incluída preferencialmente no primeiro ano do ensino médio. Caso os alunos queiram se aperfeiçoar, a escola deve disponibilizar horários complementares, acompanhados por monitores.

A partir da introdução do xadrez, as diretorias e secretarias da Educação deverão estabelecer campeonatos interescolares, a fim de promover a prática dos alunos.

A iniciativa aguarda agora a sanção do governador Geraldo Alckmin.