Aprovado projeto que proíbe a pesca do Dourado


20/12/2017 10:56 | Da assessoria do deputado Sebastião Santos

Compartilhar:

Imagem ilustrativa do peixe Dourado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215575.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Aprovado na última sexta-feira dia 15/12, o projeto de lei nº 632/2017, de autoria do deputado estadual Sebastião Santos , que proibi a pesca da espécie de peixe dourado " nome científico salminus maxillosus - pelo período de três anos, estando liberados somente para a prática esportiva (pesque e solte), fins científicos e de subsistência, visando à preservação da espécie, bem como seu repovoamento nos rios do Estado. O PL incluirá o novo texto no inciso IX do artigo 14 da Lei nº 11.165, de 27 de junho de 2002 " que foi criado o "Código de Pesca e Aquicultura do Estado".

O deputado Sebastião Santos, após aprovação por unanimidade pelos 93 parlamentares, agradeceu pelo apoio recebido na alteração no Código de Pesca do Estado, e salienta sobre a ampla discussão da espécie para os próximos anos. "Como coordenador da Frente Parlamentar em Prol da Atividade Pesqueira e Aquicultura, lutamos constantemente em favor da pesca esportiva em todo o território do Estado de São Paulo. Essa conquista vem através da organização das associações ligadas ao setor pesqueiro e sociedade civil", disse.

O republicano esclarece, ainda, que no projeto de lei nº 1.261/2015, que classifica Municípios e Estâncias Turísticas, tendo no artigo 2º o item G como "turismo de pesca", a Frente Parlamentar em Prol da Atividade Pesqueira e Aquicultura atuou efetivamente para que fosse inserido o item. "Agora com a aprovação do projeto nº 632/2017, teremos a possibilidade de fazer uma grande discussão do assunto, principalmente porque o dourado é um dos principais peixes cobiçado pelos pescadores", comenta o deputado.

"A partir de agora teremos tempo para discutirmos melhor as políticas públicas do setor pesqueiro, além do amplo debate ao crescimento das ações em prol da preservação desta espécie. Queremos ampliar a divulgação da pesca esportiva acrescentando a importância da preservação do dourado", finaliza Sebastião.

Conheça o Dourado

O Dourado é conhecido como o "Rei do Rio". É um peixe de escamas. Cada escama tem um pequeno risco preto no meio, formando linhas longitudinais da cabeça à cauda. Possui uma coloração dourada por todo o corpo, com reflexos avermelhados. Tem uma cabeça grande, com uma boca que alcança a metade desta, repleta de caninos em forma cônica. Possui uma barbatana caudal bastante robusta. Pode atingir mais de 25 kg e alcançar 1m de comprimento.

Sua espécie é distribuída nas Bacias do Paraná, de São Francisco, do Rio Doce e do Paraíba do Sul (Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e no Sul de Goiás).

Sua reprodução necessita da correnteza dos rios para completar o seu ciclo reprodutivo, durante a Piracema.

alesp