Riscos de desastres naturais terão alerta por SMS


26/12/2017 13:45 | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Comunidade deve realizar o cadastro para receber as informações da Defesa Civil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215900.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid considerou importante a iniciativa da Defesa Civil do Estado de São Paulo de informar para a comunidade por meio de SMS os riscos de desastres naturais. A partir de agora, qualquer cidadão poderá cadastrar-se para receber gratuitamente alertas no aparelho celular, similar ao que já ocorre nos Estados Unidos e no Japão.

O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e está sendo implantado em nível estadual pela Coordenadoria de Defesa Civil. "Este sistema já funem ciona no Paraná e em Santa Catarina, onde foi implantado como projeto piloto. Em São Paulo, terá capacidade para alcançar os 42 milhões de celulares ativos", explicou o parlamentar.

Edmir Chedid garantiu que a medida auxiliará as atividades de salvamento da Defesa Civil em casos de chuvas fortes, deslizamentos, enchentes, incidência de raios e outros fenômenos causados por eventos meteorológicos. "A vantagem do SMS é que ele é acessível aos celulares mais simples, sem necessidade de smartphones ou pacote de dados", disse.

Para cadastrar-se, a pessoa precisa enviar um SMS para o número 40199, escrevendo somente o CEP de interesse (por exemplo, 13020060; sem pontos ou hífen). Para cadastrar mais de um CEP, é necessário enviar uma mensagem por vez. Não há limite para a quantidade de CEPs que podem ser cadastrados. "Os alertas são curtos, com até 160 caracteres", finalizou.

alesp