Emenda ao orçamento estadual garante recursos para a proteção dos animais


08/01/2018 16:36 | Da assessoria do deputado Estevam Galvão

Compartilhar:

Estevam Galvão (à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2018/fg216103.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na última sessão do ano de 2017, os deputados aprovaram o Orçamento do Estado de São Paulo para 2018. Entre as emendas votadas na Alep, foi aprovada a sub emenda 14, de autoria do deputado Estevam Galvão, que destinou recursos para campanhas de conscientização e posse responsável de animais domésticos. Os recursos poderão ser utilizados para realização de campanhas de castração de animais, além da implantação do microchip.

A solicitação partiu do vereador suzanense Lisandro Frederico, fundador da ONG PAS e militante na área de defesa e proteção animal: "no último ano o Estado não realizou o programa e nenhuma outra ação ligada à causa animal. Incluímos emenda ao orçamento, aprovada ontem, e a partir de agora é lei: por meio de convênio com o Estado, todos os municípios paulistas terão acesso ao programa de castração de cães e gatos e demais ações de conscientização e preservação animal".

Para o deputado, esse é também um problema de saúde pública e deve ser visto como prioridade. "A reprodução descontrolada faz o número de animais de rua crescer e isso reflete nas doenças transmitidas ao ser humano, tratadas diariamente pela saúde pública", afirmou.

Da mesma forma, desde que assumiu o mandato, o vereador Lisandro relata dificuldades em garantir que programas de castração sejam promovidos pela prefeitura.

alesp