Estação da Linha 4 - Amarela receberá nome de Largo da Batata


09/01/2018 16:00 | Da assessoria do deputado Carlos Neder

Compartilhar:

Imagem do Largo da Batata<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2018/fg216147.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A estação Faria Lima da Linha 4 " Amarela do Metrô terá a referência Largo da Batata incluída em seu nome. A mudança está prevista no Projeto de Lei 1.262/2014, de autoria do deputado Carlos Neder, já aprovado pela Alesp, e faz jus à história da região e à memória da população presente na colonização do local. A proposta aguarda a sanção do governador Geraldo Alckmin.

O deputado Neder ressaltou a importância de identificar a estação pelo nome com que o local ficou conhecido tradicional e historicamente, preservando a memória e a construção da identidade da região. "Em que pese a homenagem ao ex-prefeito de São Paulo (que dá nome à avenida que corta o Largo da Batata), reconhecemos ser de grande importância a preservação da memória e a valorização da sua população. Bem se sabe que a memória é um direito do cidadão e tem papel fundamental na construção de uma nação e na identidade de seu povo", justifica o projeto.

Foi o comércio de batatas realizado no entorno do entreposto agrícola Mercado dos Caipiras (hoje chamado Mercado Municipal de Pinheiros) que deu origem ao apelido para a vasta área, que compreende o mercado, a igreja, a praça e as avenidas do entorno do Largo de Pinheiros. Em 2012, por meio da Lei Municipal 15.615/12, o lugar passou a chamar-se oficialmente Largo da Batata.

alesp