Oncologia em Itapeva é credenciada no sus


16/01/2018 14:51 | Da assessoria do deputado Doutor Ulysses

Compartilhar:

Doutor Ulysses (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2018/fg216285.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Doutor Ulysses prestigiou a solenidade em que o ministro da Saúde Ricardo Barros anunciou a habilitação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom) da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva para atendimento de pacientes SUS.

A iniciativa é resultado do trabalho do Doutor Ulysses, que conseguiu que o governo do Estado investisse, em outubro de 2013, R$ 6 milhões 232 mil na construção do prédio da oncologia, em Itapeva, e também mais de R$ 7 milhões, nos últimos seis anos, em serviços oncológicos para a população da região. Isso permitiu a criação de um histórico de atendimento regional, uma das exigências do governo federal para credenciamento no SUS.

O município deu o primeiro passo nesse sentido em janeiro de 2012, quando criou o serviço de oncologia clínica municipal, pago com recursos próprios. Doutor Ulysses agradeceu ao ministro Ricardo Barros por concretizar o sonho da habilitação no SUS e lembrou ainda que essa luta começou no início do seu primeiro mandado, em abril de 2011, quando entregou, no Departamento Regional de Saúde de Sorocaba, pedido de implantação de unidade tratamento de pacientes com câncer.

O tratamento de quimioterapia da Santa Casa será referência para uma população de 740 mil habitantes de 28 municípios da região sudoeste.

alesp