Alesp aprova medida para conscientizar jovens sobre dependência de drogas


24/01/2018 18:07 | Da redação

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: Agência Brasil Fotografias)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2018/fg216534.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo um projeto de lei que cria uma campanha de conscientização contra o uso de drogas, alertando sobre os problemas de saúde que essas substâncias podem causar.

Conforme o texto do Projeto de Lei 1059/2017, da deputada Beth Sahão (PT), a preocupação é com o número crescente de usuários de drogas entre a população mais jovem.

Um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que nos últimos dez anos os jovens foram os maiores consumidores mundiais de álcool. Ainda segundo a OMS, o consumo de álcool aumentou 43,5% no Brasil em dez anos, superando a média internacional. Além disso, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 2016, demonstrou um aumento preocupante do acesso precoce a bebidas alcoólicas e a drogas ilícitas entre jovens.

Para lutar contra tais ten­dências, a proposta é divulgar mensagens educativas sobre o uso indevido dessas substâncias, as quais estarão impressas nos ingressos de shows e eventos culturais e esportivos voltados para o público infanto-juvenil.

"Precisamos utilizar todos os instrumentos e ferramentas possíveis para reforçar aos jovens e adolescentes a ideia de redução do consumo de bebidas alcoólicas e drogas. Essa é uma faixa etária ainda em formação, por isso é necessário trabalhar de forma educativa e não punitiva. A educação sempre é o melhor caminho", defendeu Beth Sahão.

O projeto ainda precisa ser sancionado pelo governador para tornar-se lei.

alesp