Homenagem ao primeiro rei momo negro do carnaval paulista


31/01/2018 11:41 | Da assessoria da deputada Clélia Gomes

Compartilhar:

Clélia Gomes (2ª à esq., atrás) e membros da velha guarda da Vai-Vai<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2018/fg216687.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Clélia Gomes, em parceria com a Organização SP em Retalhos, promoveu no último dia 29/1, na Assembleia Legislativa de São Paulo, uma homenagem aos 110 anos do sambista Henrique Felipe da Costa, o "Henricão" " primeiro rei momo negro do carnaval paulista.

No ato solene foram entregues placas comemorativas para o Museu Municipal Histórico e Pedagógico Comendador Virgolino de Oliveira, de Itapira, cidade natal do compositor, e à escola de samba Vai-Vai, que o tem como um dos fundadores e para qual o artista escreveu o primeiro samba, em 1928, quando a escola ainda era apenas um bloco carnavalesco.

"Precisamos preservar a memória de Henricão e de todo seu legado. Um artista versátil, que foi jogador, cantor e ator, e que marcou seu nome não apenas no carnaval paulista como também na cultura popular brasileira precisa e deve ter toda sua singularidade e vanguardismo propagados para as próximas gerações", enfatizou a deputada Clélia Gomes.

Na solenidade, foi também lançado o livro Reencontro, de autoria de Famelli Jr, que conta a biografia do homem de origem humilde que foi também carnavalesco e um apaixonado pela escola de samba do seu coração.

alesp