Proposta sugere criação de normas de segurança nos playgrounds dos parques estaduais


15/02/2018 15:28 | Da Redação

Compartilhar:

Imagem ilustrativa - Fonte: Wikimidia Commons<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2018/fg217285.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um projeto em tramitação na Assembleia Legislativa estabelece normas técnicas de segurança para playgrounds ou áreas de recreação infantil localizadas em parques estaduais. Segundo dados do Ministério de Saúde, de 2008 a 2013 cerca de 3,6 mil crianças foram internadas em hospitais no Brasil por acidentes ocorridos nesses locais.

De acordo com o Projeto de Lei 630/2017, o Estado será obrigado a garantir que essas áreas infantis estejam em conformidade com as normas técnicas de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O texto traz um rol de parques que poderiam ter tais áreas de recreação, dentre eles o Villa-Lobos, o da Cantareira, o Ecológico do Tietê e o Horto Florestal.

Segundo o autor da iniciativa, o deputado Pedro Kaká (PODE), muitos parques ficam abandonados, o que traz riscos às pessoas, principalmente às crianças. "Elas não têm tanto conhecimento e cuidado. Os parques não podem ficar à mercê, os brinquedos estão às vezes enferrujados, ou mal-cuidados. Deve haver manutenção e instalação de placas indicativas, para que as crianças possam usufruir", comentou.

O projeto já obteve parecer favorável, com emenda, das comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários. Aguarda agora apreciação pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento para depois ser votado em Plenário.

alesp