Superar a violência não é apenas denunciar


23/02/2018 11:49 | Da assessoria do deputado Padre Afonso Lobato

Compartilhar:

Padre Afonso Lobato (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2018/fg217655.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Alesp sediou na última terça-feira (20/2) o ato de lançamento do texto-base da Campanha da Fraternidade de 2018 " cujo tema é Fraternidade e Superação da Violência " organizado pelo deputado Afonso Lobato.

Afonso Lobato abriu o encontro lembrando que há vários anos vem promovendo esse momento de reflexão no Parlamento, como forma de "colocar as temáticas na pauta da Casa". "Estamos assistindo à situação do Rio de Janeiro, que é extrema, mas em outras cidades a situação da violência é a mesma", disse, referindo-se ao tema.

O coordenador estadual da CF 2018 e representante da CNBB padre Antonio Carlos Frizzo iniciou o debate citando diversos tópicos como a violência contra os jovens, as mulheres e a violência doméstica, o tráfico de seres humanos, os crimes raciais e religiosos e outras situações.

Em 2011, segundo ele, de 41 mil mortes registradas no país, 52% eram jovens. "A maioria negra e da periferia", destacou. Acrescentou ainda que em 2013 o Brasil ocupava o 5º lugar entre os países mais violentos do mundo.

"O texto faz um diagnóstico preciso das mazelas que envolvem a sociedade civil e o Estado e que alimentam uma situação de injustiça, expondo os vulneráveis a todos os tipos de violência", disse o secretário estadual da Justiça e Defesa da Cidadania Márcio Elias Rosa. Segundo ele, "superar a violência, não é apenas denunciar".

alesp