João Carlos Martins recebe Colar de Honra ao Mérito Legislativo


26/02/2018 16:21 | Vinicius Moreira - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Marco Davi Campolongo, João Carlos Martins e André Soares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2018/fg217681.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Lourenço, João Carlos Martins, André Soares e Marco Ricardo Curi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2018/fg217682.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Carlos Martins e André Soares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2018/fg217683.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2018/fg217684.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da sessão solene<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2018/fg217679.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação da camerata da polícia militar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2018/fg217685.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Lourenço, João Carlos Martins e André Soares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2018/fg217687.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Marco Davi Campolongo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2018/fg217688.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Carlos Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2018/fg217689.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marco Ricardo Curi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2018/fg217690.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marco Ricardo da Silva Haydu <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2018/fg217691.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  José Luiz Penna<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2018/fg217692.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Lourenço <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2018/fg217693.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O maestro João Carlos Martins recebeu, na última sexta-feira (23/2), o Colar de Honra ao Mérito do Legislativo do Estado de São Paulo pelos serviços prestados à cultura musical.

O pianista agradeceu a homenagem e revelou que sonha com um Brasil repleto de escolas e de orquestras. "É uma honra pelo que nossa Assembleia representa para o nosso Estado e para o Brasil. Senti-me profundamente orgulhoso e sempre digo que qualquer concerto ou homenagem será o melhor dia da minha vida", afirmou.

A iniciativa da homenagem foi do deputado André Soares (DEM), que agredeceu a presença de personalidades, autoridades e membros de consulados. "Isso mostra a gratidão e o reconhecimento que todos têm a respeito da vida de João Carlos Martins. O seu trabalho social e a sua atuação enquanto secretário da Cultura do Estado de São Paulo culminaram em tombamentos e na preservação do patrimônio histórico", disse.

Segundo o secretário da Cultura José Luiz Penna, o músico é um exemplo e o país precisa de símbolos como ele para recuperar a autoestima. "É um homem que não se acomodou na vida, ele monta orquestras nas comunidades com uma enorme competência e realiza um trabalho social da maior importância. Nós precisamos desses símbolos para recuperar um caminho sadio que o país perdeu", disse.

Ricardo da Silva Haydu, presidente da Fundação Bachiana Filarmônica, destacou o projeto musical realizado em parceria com João Carlos Martins. "Eu conheço o João há 55 anos e fico encantado em ver como a nossa orquestra está se desenvolvendo", disse.

O evento contou também com a participação de representantes dos consulados da Argentina, da Bolívia e do Equador.

Ao final da sessão, o maestro foi homenageado pelo ator-mirim Davi Campolongo, que interpretou o pianista no filme "João, o maestro". "Há um ano e seis meses o Davi não sabia tocar piano. Ele simplesmente teria de imitar meus movimentos, dublando gravações minhas. Mas, com o amor à música, ele aprendeu e depois desse tempo eu posso falar que esse sim tem o dom e a genialidade", disse o maestro.

alesp