Alesp debate criação de campanha para cuidado dos idosos


27/02/2018 19:55 | Da Redação

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: Pexels)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2018/fg217889.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma proposta em tramitação na Assembleia Legislativa busca proteger os idosos de serem abandonados pelas suas famílias. A medida propõe criar a campanha Idosos Órfãos de Filhos Vivos, para conscientizar a população de que a terceira idade precisa de cuidados especiais.

O Projeto de Lei 923/2017 é da deputada Marta Costa (PSD). Segundo ela, a iniciativa é um alerta para os filhos, que às vezes deixam os pais desasistidos e em lugares inadequados. "Meus pais têm 83 anos e precisam de cuidados. Eu cuido deles com muito carinho e não considero ser nenhum favor, porque eles cuidaram de mim durante a vida toda, mas muita gente não faz isso", explicou.

A medida prevê que as secretarias estaduais de Assistência Social e de Educação fiquem responsáveis pela divulgação da campanha, que terá duração de um mês. A proposta visa a sensibilizar estudantes e assistentes sociais de ins­tituições públicas e privadas, orientando a campanha de cuidados aos idosos.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14% das pessoas acima dos 60 anos moram sozinhas. Para Marta Costa, o resultado disso é uma demanda não preenchida para cuidar dos idosos com alguma limitação funcional.

O projeto de lei já obteve parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Aguarda agora apreciação pela de Direitos Humanos e de Finanças, Orçamento e Planejamento para depois ser votado em Plenário.

alesp