Pessoas com deficiência podem ter passe livre no transporte intermunicipal


28/02/2018 12:45 | Da Redação - Foto: Carolina Jacob

Compartilhar:

Mesa da comissão e parlamentares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2018/fg217932.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Caramez preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2018/fg217934.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Morais <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2018/fg217935.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Milton Vieira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2018/fg217936.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Enio Tatto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2018/fg217937.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Léo Oliveira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2018/fg217939.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (28/2), proposta que concede passe livre às pessoas com deficiência no sistema de transporte coletivo intermunicipal, nos modais rodoviário, ferroviário e aquaviário. O objetivo é ampliar o que já foi feito pelo governo federal, que criou o passe livre no transporte interestadual. "A sociedade como um todo acaba sendo a maior beneficiada, pois começa a ter uma posição de garantia de direitos e de justiça social e de promoção da igualdade de oportunidades", disse a deputada Célia Leão (PSDB), autora do Projeto de Lei 112/2003.

Outro assunto debatido na reunião foi a "Tradicional Descida a Santos", percurso feito por ciclistas todos os anos. Requerimentos do deputado Enio Tatto (PT), solicitando explicações a vários órgãos do governo estadual sobre o bloqueio das rodovias durante a edição de 2017, saíram para vista. "Precisamos dialogar com todos os envolvidos: as entidades do pedal, os ciclistas e os representantes da Polícia Militar, da Artesp, da Ecovias e da Secretaria de Transporte, para que haja uma solução e uma tragédia na Imigrantes e na Anchieta seja evitada", disse.

O presidente da Comissão de Transportes, deputado João Caramez (PSDB), afirmou que defende que o trajeto de ciclismo para Santos seja incluído no calendário turístico do Estado de São Paulo. "Nós não podemos impedir esses ativistas de promoverem as suas atividades. Por isso, vamos reunir aqui a Comissão de Transportes junto à Artesp para encontrar um caminho de consenso ali. Uma saída para que eles possam realmente praticar as suas atividades lá todo dia dez de dezembro", afirmou.

O encontro foi presidido pelo deputado João Caramez (PSDB). Estavam presentes na reunião, além dos citados, os deputados André do Prado (PR), Chico Sardelli (PV), Edmir Chedid (DEM), Enio Tatto (PT), Léo Oliveira (PMDB), Milton Vieira (PRB) e Roberto Morais (PPS).

alesp