Palestra para os calouros de Medicina da USP-Bauru


07/03/2018 11:52 | Da assessoria do deputado Pedro Tobias

Compartilhar:

Pedro Tobias (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218313.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Convidado pela diretoria da Faculdade de Odonto-logia de Bauru (FOB/USP), o médico e deputado Pedro Tobias participou, na última quinta-feira (1º/3), de palestra aos alunos da primeira turma do recém-implantado curso de Medicina na tradicional instituição da cidade. O evento fez parte da programação da 20ª Semana de Recepção aos Calouros 2018 da USP-Bauru.

Ao lado de outros convidados, Pedro Tobias defendeu o resgate do legado da clínica médica aos futuros profissionais.

"Precisamos voltar a dar atenção e carinho aos pacientes. Na maioria dos casos, esse atendimento humano é o melhor remédio. E essa visão humanizada precisa começar aqui na faculdade. Antes de conhecer equipamentos, vocês alunos precisam conhecer a dura realidade do cotidiano dos médicos e dos pacientes", afirmou Pedro Tobias, que trabalha na rede pública de saúde há quase 40 anos.

Na opinião dele, atualmente muitos colegas médicos pedem vários exames caros, e às vezes desnecessários, para diagnosticar um problema de saúde, devido ao medo de sofrer ações judiciais dos pacientes. "Cerca de 90% dos exames solicitados por nós médicos são para garantir nossa proteção e custam caro aos governos e à população. Por isso, eu insisto: precisamos voltar a fazer clínica médica, que é uma prática comum até nos países desenvolvidos", ressaltou Pedro Tobias.

alesp