Alesp sedia I Congresso Nacional de Municípios


12/03/2018 14:13 | Da redação - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Arnaldo Jardim, Airton Sandoval, Carlos Marun, Cauê Macris, Rodrigo Garcia, Baleia Rossi e José Ricardo Mattar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218602.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Arnaldo Jardim, Airton Sandoval e Cauê Macris<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218604.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Baleia Rossi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218605.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Marun<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218606.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Francisco Marcelo Jr<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218608.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos da Costa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218609.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ricardo Izar, Sebastião Miziara e Itamar Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218610.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218611.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tatiane Cruz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218612.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Airton Sandoval<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218613.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Arnaldo Jardim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218614.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento e público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218615.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218617.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa realizou sessão solene no plenário Juscelino Kubitschek, na segunda-feira (12/3), para a abertura do I Congresso Nacional de Municípios e o Encontro Nacional de Consórcios Públicos. Compareceram à solenidade o deputado Itamar Borges (PMDB), prefeitos e vereadores de cidades do país, empresários, especialistas da área de educação, gestores da administração pública e representantes de diversas entidades, como o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB/SP) Marcos da Costa e a presidente da Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil (Libra) Marta Lívia Suplicy.

Especialistas dos governos estadual e federal abordarão até a terça-feira (13/3) temas relacionados à gestão municipal, com o objetivo de contribuir para a criação de políticas públicas eficientes. Alguns dos painéis tratarão de programas e projetos para 2018, regularização fundiária, turismo e desenvolvimento econômico.

Segundo José Ricardo Mattar, prefeito de Igarapava e presidente da Associação de Prefeitos de São Paulo (APSP), a associação já nasceu fortalecida. "A maioria dos municípios está sofrendo com dívidas e sem condições de governar, mesmo tendo à frente da gestão um bom prefeito. Isso porque vivemos em um sistema velho, em que toda a arrecadação vai para Brasília e volta para o município a conta-gotas. Estamos sem condições sequer de implementar com efetividade os quatro programas federais existentes", declarou.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo Arnaldo Jardim, esse encontro incentiva um velho e indispensável debate, que é a necessidade de o país repensar o pacto federativo. "Aqui em São Paulo temos buscado manter uma relação com os municípios. Não há dúvidas de que eles foram os que mais perderam com a crise econômica pela qual o Brasil vem passando", disse.

Carlos Eduardo Marun, ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, destacou a troca de experiências entre os administradores públicos. "Aproveitem o intercâmbio oferecido nos cursos para que suas gestões sejam exitosas e que se possa melhorar a qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. Nós, gestores públicos, não podemos cometer erros e temos de desempenhar as nossas funções da forma mais eficiente possível", afirmou.

"É um prazer recebê-los nesta Casa de Leis para a abertura do I Congresso Nacional de Municípios", declarou o presidente da Alesp deputado Cauê Macris (PSDB), que presidiu a mesa, composta, além dos citados, pelo senador Airton Sandoval (PMDB/SP) e os deputados federais Baleia Rossi (PMDB/SP) e Rodrigo Garcia (DEM/SP).

alesp