Posto de cadastramento biométrico do TRE é inaugurado na Alesp


13/03/2018 13:20 | Leonardo Battani - Fotos: Carol Jacob e Rogério Teixeira

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: TRE)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218896.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades presentes na inauguração do Posto de Cadastramento Biométrico do TRE<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218722.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilmaci Santos, Cauê Macris, Carlos Eduardo Cauduro Padin e Estevam Galvão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218670.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilmaci Santos, Carlos Eduardo Cauduro Padin e Milton Vieira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218658.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades presentes na inauguração do Posto de Cadastramento Biométrico do TRE<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218708.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci Brandão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218665.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci Brandão, Cauê Macris, Carlos Eduardo Cauduro Padin e Milton Vieira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218719.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Cauê Macris, Carlos Eduardo Cauduro Padin e Itamar Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218720.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cauê Macris (à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218721.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi inaugurado na última terça-feira (13/3), no Hall Monumental na Alesp, um posto do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP) para o cadastramento biométrico de eleitores. A previsão é atender em torno de 100 pessoas diariamente. Além da biometria, o posto realizará serviços de emissão e transferência do título de eleitor.

O presidente da Assembleia, deputado Cauê Macris (PSDB), comentou que a parceria firmada com o TRE aproxima a população da vida política. "Já temos na Alesp os serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), dos Correios e de emissão de Registro Geral (RG). Teremos em breve um posto da Defensoria", declarou. Após o discurso, o deputado realizou seu cadastramento biométrico.

A deputada Leci Brandão (PCdoB) comemorou a instalação da unidade, que trará benefícios ao povo nesse momento instável da política. "É uma forma de colocar a casa em ordem devido ao processo de fraude possível anteriormente, usando o título de outras pessoas", disse.

Segundo Carlos Eduardo Cauduro Padin, desembargador e presidente do TRE, o cadastramento é motivo de comemoração. "A biometria visa a depurar o voto, livrando-se dos vícios e situações do passado", apontou. Ele ainda afirmou haver uma tentativa de ampliar o número de postos, mas surgem problemas administra­tivos como a falta de equipamen­tos e a contratação de pessoal.

Os serviços prestados estarão disponíveis a toda a população dos 645 municípios do Estado. Para realizar o cadastramento biométrico é necessário apre­sentar documento com foto, comprovante de endereço, título de eleitor e carteira de reservista, para os homens. A unidade funcionará até o dia 6/4.

O deputado Sebastião Santos (PRB) considerou a inauguração um reforço à cidadania. "A biometria é necessária para todos os brasileiros, não importando a idade", comentou.

O deputado Milton Vieira (PRB) acredita ser de grande importância a Casa abrir o espaço para o serviço. "Dará uma grande contribuição para o Estado e para a eleição em outubro", opinou.

Dentro do Estado, 85 cida­des já têm o cadastramento obrigatório. Segundo o TRE, dos 32.616.673 eleitores, 29,1% já registraram as suas digitais. Na capital, de um eleitorado de quase 9 milhões, 35% já se cadastraram.

Além dos citados, estiveram presentes na inauguração os deputados Estevam Galvão (DEM), Gilmaci Santos (PRB) e Itamar Borges (PMDB), o chefe de gabinete Carlos Ojeda (representando o deputado Luiz Fernando Teixeira, do PT) e Daniela da Silva Gonçalves (representando o deputado Carlos Neder, também do PT).

alesp