Empresas que administram portos serão ouvidas pela CPI dos Maus Tratos
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os maus-tratos contra animais na Alesp discutiu, na última terça-feira (13/3), a megaoperação realizada em dezembro passado, em que 27 mil bois vivos foram transportados do porto de Santos para serem abatidos na Turquia. O caso teve bastante repercussão pelas condições a que os animais foram submetidos.
Para esclarecer sobre os laudos veterinários dos bois e a verificação sanitária da embarcação, os deputados querem ouvir o secretário de Logística e Transporte Laurence Casagrande Lourenço, bem como representantes da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e da Companhia Docas de São Sebastião.
Na reunião os deputados também decidiram convocar o reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Sandro Roberto Valentini, que deverá manifestar-se sobre a medida que proíbe a utilização de animais vivos como cobaias em cursos nas instituições de ensino superior.
"A Unesp enviou à comissão um técnico que não tinha conhecimento sobre o assunto. Isso deixou os deputados insatisfeitos", disse o deputado Feliciano Filho (PSC), presidente da CPI e autor do Projeto de Lei 706/2012, que foi aprovado pela Alesp em junho passado e vetado pelo governador.
A proposta restringe a utilização de animais em atividades de ensino no Estado.
Além do presidente, estiveram presentes na 6ª reunião da CPI de Maus Tratos aos Animais as deputadas Ana do Carmo (PT), Célia Leão (PSDB) e os deputados Pedro Kaká (PODE) e Wellington Moura (PRB).
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições