Membros do Condepe são ouvidos em CPI


14/03/2018 17:00 | Larissa Seretti - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Mesa da CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218725.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Nazaré Cupertino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218727.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Telhada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218728.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Camilo e Roberto Tripoli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218729.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218730.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Wenderson Gasparotto e Maria Nazaré Cupertino	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218731.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Wenderson Gasparotto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218732.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ed Thomas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218733.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vitor Sapienza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218734.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Tripoli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218735.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218736.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Camilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218737.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg218835.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a finalidade de investigar o envolvimento do ex-vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) Luiz Carlos dos Santos com o Primeiro Comando da Capital (PCC), os membros da CPI Ethos/Condepe reuniram-se na última quarta-feira (14/3) para questionar Maria Nazaré Cupertino e Wenderson Gasparotto, presidente e vice-presidente do conselho, respectivamente. A sessão foi realizada no plenário José Bonifácio.

Maria Nazaré negou qualquer envolvimento do Condepe com o crime organizado e afirmou que o órgão efetua ações articuladas. "É um conselho que trabalha, e que deixará um legado muito grande para o Estado de São Paulo". Ela comentou a respeito da importância da CPI. "Tivemos a oportunidade de esclarecer como a instituição compõe as suas principais contribuições, e de dizer que o ocorrido foi um fato isolado, atestado por todas as autoridades que já investigaram."

A presidente do Condepe também ressaltou que muitas mudanças já foram efetuadas. "Alteramos o edital de eleição, criamos uma comissão de auditoria interna para avaliar todas as situações que ocorreram em udamos o regimento interno."

Wenderson Gasparotto rechaçou o envolvimento de defensores dos direitos humanos com organizações criminosas. "Nos causou espanto", disse. E propôs a realização de audiências públicas para ampliar o debate. "Qualquer alteração no Condepe deve ser colocada em discussão com a sociedade civil."

O presidente da comissão, deputado Coronel Telhada, disse que a apuração está no caminho certo. "A CPI está começando a dar resultados. Foi feita uma publicação oficial dizendo que todos os membros que ingressarem na investigação ou forem indicados terão de apresentar provas de que não têm envolvimento com o crime. Isso deveria ter acontecido há muito tempo, mas eu já vejo como resultado positivo."

Também estavam presentes os deputados Beth Sahão (PT), Coronel Camilo (PSD), Ed Thomas (PSB), Roberto Tripoli (PV) e Vitor Sapienza (PPS).

alesp