Voluntários dos Consegs e Vizinhança Solidária são homenageados na Alesp


20/03/2018 12:02 | Da assessoria do deputado Coronel Camilo

Compartilhar:

Coronel Camilo (5º à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219277.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Presidida pelo deputado Coronel Camilo, sessão solene realizada na última segunda-feira (19/3) homenageou os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs). O parlamentar lembrou que segurança pública "é um dever do Estado, mas uma responsabilidade de todos".

Criado em 1985 pelo governo Franco Montoro, esses conselhos foram pioneiros na busca da participação popular. "Foi a melhor forma que o Poder Público encontrou de conversar com a sociedade sobre segurança", declarou Coronel Camilo, comandante-geral da Polícia Militar entre 2009 e 2012.

Ele louvou o trabalho realizado pelos voluntários dos Consegs, afirmando que se o Estado de São Paulo tem bons índices no combate à criminalidade, muito se deve a esse trabalho. Durante o evento, o deputado destacou a presença do coronel PM Arruda, um dos responsáveis pela implantação dos Consegs no Estado; do vereador Josias da Juco (Juventude Cívica de Osasco), que tem uma história de superação pessoal; e do major PM Marcos Daniel, por sua dedicação ao projeto de Vizinhança Solidária. Todos foram aplaudidos de pé pelos mais de duzentos participantes.

Coronel PM Salles, representando o comandante-geral PM, e o ex-delegado-geral da Polícia Civil, Maurício Freire, também louvaram a iniciativa do Coronel Camilo, o pioneirismo do ex-governador Franco Montoro e a consciência cidadã dos participantes.

alesp