Alesp recebe palestra sobre nefrologia


20/03/2018 18:18 | Da Redação

Compartilhar:

Imagem ilustrativa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219285.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Alertar a população sobre a doença renal crônica, suas formas de prevenção e dificuldades que o setor enfrenta para tratar e atender o doente renal nos tratamentos de diálise e hemodiálise. Com este objetivo, o plenário José Bonifácio da Assembleia Legislativa acolherá nesta quarta-feira (21/3), uma palestra sobre os Desafios da Nefrologia. A nefrologia é a área da medicina que estuda a fisiologia e as doenças dos rins. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), 122 mil brasileiros realizam a diálise para suprir as falhas renais.

O evento foi solicitado pelo deputado Estevam Galvão (DEM) e terá a participação do presidente da Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo, José Osmar Medina Pestana.

A partir das 12h, a Assembleia oferecerá exames gratuitos de pressão arterial, colesterol, hepatite tipo C e creatinina.

"Todos os anos realizados atividades alusivas ao tema. Temos uma longa história de luta pela nefrologia, desde a construção das clínicas de tratamento em Suzano e Mogi das Cruzes, época que exerci o mandato de prefeito suzanense. Será abordado não só as formas de prevenção como o cenário da doença no Estado e País, dificuldades das clínicas em manter o atendimento público e necessidades da área. Um tema importante e que merece a atenção de todos nós", afirmou Estevam.

Exames gratuitos

Após a palestra, a Assembleia dará início, às 12h, à Semana de Prevenção da Saúde, aberta a toda a população. O evento será realizado no Andar Monumental e contará com exames gratuitos de hepatite C, creatinina, colesterol e aferição de pressão arterial.

Palestra: Os Desafios da Nefrologia

Dia: quarta-feira (21/3)

Hora: a partir das 10h

Local: plenário José Bonifácio

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Av. Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera

alesp