Soldados de missão no Haiti são homenageados


21/03/2018 16:16 | Henrique Spatuzzi - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

	Homenagem a participação do Exército Brasileiro na Missão das Nações Unidas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219506.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegado Olim, Coronel Camilo, João Camilo de Campos, André Soares, Paulo Alípio Branco Valença, Antonio Salim Curtiati e Coronel Telhada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219508.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Camilo, João Camilo de Campos, André Soares, Paulo Alípio Branco Valença, Antonio Salim Curtiati e Coronel Telhada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219509.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 	Homenagem a participação do Exército Brasileiro na Missão das Nações Unidas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219510.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem a participação do Exército Brasileiro na Missão das Nações Unidas	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219511.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público Presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219512.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Camilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219513.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Telhada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219514.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegado Olim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219515.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219516.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa de São Paulo realizou na última quinta-feira (22/3) uma cerimônia em homenagem aos soldados que foram enviados para o Haiti em nome da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2004, eles receberam a missão de ajudar a estabilizar o país, que enfrentava problemas sociais e políticos. A operação no Haiti durou 13 anos.

Vários deputados estiveram presentes no evento. Segundo o presidente da solenidade, deputado André Soares (DEM), a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah) desempenhou um papel difícil. "É muito importante que, além da Alesp, o Congresso Nacional e outras instituições prestem homenagens como essa para os soldados."

O deputado Delegado Olim (PP) fez um discurso comovido. "Eles levaram a paz para quem precisava, sobretudo para as crianças", disse.

Segundo a ONU, a Minustah foi a operação mais bem sucedida já realizada. Contou com a ajuda de 15 países e teve o comando exclusivamente de brasileiros, sendo 130 mil soldados, dentre eles 7 batalhões paulistas, em um total de 37 mil soldados de São Paulo.

O general João Camilo Pires de Campos, comandante Militar do Sudeste, foi condecorado com uma placa, e relembrou os 25 soldados que não voltaram da operação. "Não voltaram para a família e para os filhos porque atuaram lindamente para servir um povo que precisava."

O deputado Coronel Camilo (PSD) parabenizou: "O Exército brasileiro funciona porque tem vontade, comprometimento e amor pelo que faz".

O deputado Coronel Telhada (PP) participou da solenidade, e disse: "Precisamos cuidar de quem cuida de nós. A sociedade nos valorizará novamente".

Também estiveram presentes os deputados Antonio Salim Curiati (PP) e Orlando Bolçone (PSB), e o general Paulo Alípio Branco Valença.

alesp