Audiência pública discute assentamentos agrícolas


28/03/2018 16:01 | Leonardo Battani - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Delwek Matheus, Francisco Chagas, Julia Martins, Carlos Neder, Edson Fernandes, Gabriel Veiga e Francisco Tito<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219919.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Neder<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219921.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Milton Estrela<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219922.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gabriel Veiga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219923.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edson Fernandes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219924.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delwek Matheus e Francisco das Chagas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219925.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ed Thomas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219926.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcio Elias Rosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219927.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219928.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público Presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219929.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ed Thomas, Delwek Matheus, Francisco Chagas, Julia Martins, Carlos Neder, Marcio Elias Rosa e Gabriel Veiga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219930.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O destino de assentamentos da agricultura familiar foi o tema da audiência pública que ocorreu nessa quarta-feira (28/3), no auditório Franco Montoro, da Assembleia Legislativa. Em todo o Estado, 10 mil famílias aguardam o benefício de ocupações regulares.

A reunião foi solicitada pelo deputado Carlos Neder (PT), coordenador da Frente Parlamentar dos Institutos Públicos e Fundações Públicas. "Nós temos um problema de disponibilização de terras para a reforma agrária. Mesmo estando em um Estado extenso, esse estoque é pequeno", revelou.

O superintentende interino do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Edson Fernandes, falou da dificuldade financeira pela qual passa a entidade. "Propomos que essas áreas ocupadas sejam dadas em pagamento à dívida da União, e que o Governo Federal repasse ao Incra para que possamos instalar os assentamentos", afirmou. O objetivo seria de distribuir terrenos a 2.500 famílias.

Para o representante do presidente da Companhia Energética de São Paulo (CESP), Milton Estrela, a solução é mais complexa porque há um processo legal a ser superado devido ao local da ocupação de algumas famílias, como as bordas não inundadas de reservatórios da empresa. "Essas pessoas não serão retiradas, pois o presidente Mauro Arce acredita que ela é uma questão social. Contudo, a CESP possui uma concessão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e a permissão deve vir dela", explicou.

O diretor-executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) lembrou dos 139 assentamentos estaduais já existentes. "Temos novas leis que permitem o avanço da política agrária, como a compra da produção pelo Estado e o Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social".

O deputado Ed Thomas (PSB) compareceu à reunião e celebrou o trabalho do deputado Neder. "Ele melhora a vida das pessoas com a boa política", disse. "Cuidar de gente é o maior projeto de todos", complementou. A parlamentar Beth Sahão (PT) também participou da audiência, e mostrou seu apoio a Neder e aos manifestantes.

alesp