Secretário presta contas sobre o programa de concessões do governo paulista


28/03/2018 19:00 | Leonardo Martins - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Mesa da Comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219959.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados presentes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219961.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados presentes	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219962.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados presentes	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219963.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Saulo de Castro Abreu Filho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2018/fg219964.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário estadual de Governo, Saulo de Castro Abreu Filho, apresentou nesta quarta-feira (28/3), os resultados obtidos pelo Conselho Gestor do Programa de Parcerias Públicas Privadas (PPP) no ano de 2016. O evento foi realizado em reunião conjunta das comissões de Atividades Econômicas, Infraestrutura e Fiscalização e Controle.

"A secretaria de governo é quem coordena as privatizações e concessões nas áreas da saúde, habitação e transportes. Existem vários projetos em andamento e além de apresentar o que foi feito até agora, queremos receber sugestões, que podemos acatar com certeza", declarou Abreu Filho.

A permissão e parceria público-privada (PPP) de parques públicos entrou na pauta. "Há duas modalidades neste caso: no parque da Cantareira há concessão para sua exploração, com todo o respeito ao meio ambiente, e para a sua manutenção, na qual o privado assume todos os custos; e em um teleférico no parque de Campos do Jordão, onde estamos realizando projetos para a modernização de seus equipamentos visando diversão e lazer", disse.

O presidente da Comissão de Infraestrutura, José Américo (PT), presidiu o encontro e destacou a concessão para a construção da Linha 6-Laranja do Metrô, cujas obras estão paradas há um ano. "Esse foi um caso de PPP que não deu certo. É uma preocupação particular da nossa comissão, queremos saber o que será realizado", declarou. A Linha 6-Laranja liga a região da Freguesia do Ó, zona norte, a São Joaquim, região central.

Para o presidente da Comissão de Fiscalização e Controle, deputado Milton Leite Filho (DEM), essas parcerias são importantes para o Estado. "Elas trazem resultados frutíferos em diversas áreas, o que se reflete em melhorias para o cidadão", disse.

De acordo com o líder do PSDB na Alesp, deputado Marco Vinholi, a implantação das PPPs no Estado deu certo. "São Paulo vem mostrando crescimento na maioria das regiões do Estado, apesar do atual momento de instabilidade financeira no país. Destaco o programa "Morar Bem Viver Melhor", parceria-pública-privada voltada à habitação. É um modelo que já está colhendo frutos".

Além dos citados estiverem presentes a reunião os deputados Ana do Carmo e Luiz Turco (ambos do PT), André do Prado e Ricardo Madalena (ambos do PR), Davi Zaia (PPS), Delegado Olim (PP), Edson Giriboni (PV), Itamar Borges (PMDB), Hélio Nishimoto, Marcos Zerbini, Ramalho da Construção (ambos do PSDB), Junior Aprillanti (PSB), Pedro Kaká (PODE) e Roque Barbieri (PTB).

alesp