2ª edição do Prêmio Inezita Barroso


02/04/2018 11:28 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:

Marcos Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220075.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A entrega das homenagens da 2ª edição do Prêmio Inezita Barroso acontece no próximo dia 6/4, às 10h, no auditório Juscelino Kubitschek, na Assembleia Legislativa. O Prêmio, criado através do Projeto de Resolução 31/2015, de autoria do deputado Marcos Martins, tem a intenção de valorizar a cultura caipira de raiz e qualquer forma de arte popular que a complemente.

Nesta edição, a lista de candidatos recebeu 25 indicações e uma autoindicação. "Eu gostaria que todos os apresentados fossem contemplados, mas o texto da lei fala em dez vencedores", afirmou o deputado Marcos Martins.

Os homenageados desse ano são: Coral Sertanejo do Clube da Viola de Bauru, José Fortuna (in m emoriam), de Itápolis, Mestre Lica (José Francisco de Paula Lica), de Taubaté, Bob Vieira (Luiz Antônio Vieira), de Itapetininga, Orquestra Penapolense de Música de Raiz, de Penápoles, Programa Laços da Terra, de Ribeirão Preto, Tião Ribeiro e Projeto Cultura Pura, de Salto, Sebastião Vitor Rosa (Tião Mineiro), de Campinas, Valdemar Alves dos Reis, de Araçatuba, e Companhia Cênica de São José do Rio Preto.

Para o deputado Marcos Martins, o Prêmio, além de homenagear os artistas que se destacaram no universo da cultura sertaneja, eterniza a vida e obra de Inezita Barroso.

Ignez Magdalena Aranha de Lima nasceu em São Paulo em 1925. Foi cantora, atriz, instrumentista, bibliotecária, folclorista, professora e apresentadora de rádio e televisão. Recebeu o troféu Roquette Pinto como melhor cantora de rádio; o prêmio Guarani, como melhor cantora em disco, além do prêmio Saci de Cinema. Em 2003, foi condecorada com a medalha Ipiranga, recebendo o título de comendadora da música raiz. Inezita Barroso faleceu em São Paulo, no dia 8 de março de 2015.

alesp