Associação de artistas deficientes organiza exposição de quadros


06/04/2018 18:20 | Larissa Seretti - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Exposição da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220406.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220408.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220409.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220410.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220411.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A fim de valorizar a inclusão de pessoas com deficiênicia no mundo nas artes, a Assembleia Legislativa recebe a exposição da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés.

A mostra conta com obras produzidas por artistas que, por falta dos membros ou outra deficiência, pintam os quadros com os pés e a boca. Os autores utilizam técnicas como tinta óleo e acrílica sobre tela, e retratam paisagens e flores.

Além da pintura, essas pessoas também desenvolvem outras atividades, como nadar e tocar instrumentos musicais.

A instituição foi criada em 1956 por Erich Stegmann, que pintava com a boca, e reuniu outros artistas com deficiência físi­ca, vin­dos de 8 países da Europa. A intenção era sobreviver financeiramente da arte e obter uma segurança de trabalho. Hoje existem 54 artistas no Brasil, que apresentam pa­lestras em escolas e empresas, fazem de­monstrações de pintura e esclarecem sobre o trabalho da organização.

Muitos artistas procuram a associação, que faz uma seleção para que os pintores possam participar. Produtos como cartões de presente e adornos com imagens dos quadros são vendidos no site.

A iniciativa tem o apoio do deputado André Soares.

alesp