Seminário trata sobre transporte metropolitano


09/04/2018 15:48 | Leonardo Battani - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Mesa do Seminário de Mobilidade Urbana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220679.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fausto Pinato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220681.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Arnaldo Faria de Sá<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220682.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Caramez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220683.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Itamar Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220684.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marta Suplicy<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220685.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marta Mortorelli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220686.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Diego Tinoco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220687.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do Seminário Mobilidade Urbana	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220688.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marta Mortorelli, João Caramez, Marta Suplicy, Fausto Pinato, Arnaldo Faria de Sá, Diego Tinoco, Rafael Calabra e Itamar Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220689.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg220690.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Autoridades e especialistas em mobilidade urbana reuniram-se na última segunda-feira (9/4) no Auditório Paulo Kobayashi da Alesp para debater os problemas de locomoção em regiões populosas, como a capital paulista e as cidades em seu entorno. O Seminário de Mobilidade Urbana foi solicitado pelo deputado Delegado Olim.

Para a ex-prefeita de São Paulo e atual senadora Marta Suplicy, a discussão é de extrema importância por interferir na vida das pessoas. "Com o bilhete único, pessoas passaram a chegar mais cedo em casa. No entanto, quando se fala em transporte lembra-se dos poucos recursos disponí­veis, e devemos pensar em como usá-los", comentou.

A senadora é presidente da co­missão especial sobre a Medida Provisória 818/2018, em tramitação no Congresso Nacional, que altera o Estatuto da Metrópole e a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Para o deputado federal Arnaldo Farias de Sá, deve-se pensar a respeito da medida. "Ela prorroga a criação dos Estatutos da Cidade e da Metrópole e permite que os prefeitos sejam implicados em improbidade", explicou. "As regiões metropolitanas devem se juntar e fazer seus próprios estatutos."

O relator da comissão especial e deputado federal Fausto Pinato considera importante a conversa entre municípios para produzir um projeto comum nas regiões populosas. "Queremos criar isso aqui em São Paulo. Com essa reunião, tentamos destravar burocra­cias e dar andamento a projetos de mobilidade urbana", disse.

Segundo o deputado João Caramez, é necessária uma parti­cipação maior do go­verno fe­deral em obras para a mo­bilidade. "Nos últimos quatro anos, foram investi­dos R$ 18 bilhões no transporte. Desses, somente R$ 25 milhões vieram da federação", afirmou.

Além dos citados, estiveram presentes na reunião os deputados Barros Munhoz, Itamar Borges e Gilmaci Santos, o assessor especial da presidência da República Diego Tinoco, a analista em infraestrutura do Ministério das Cidades Marta Martorelli e o pesquisador em mobilidade do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Rafael Calabria.

alesp