Opinião - Poupatempo tem aprovação total


13/04/2018 11:09 | Chico Sardelli

Compartilhar:


Os serviços do Poupatempo de Americana têm 100% de aprovação pelos usuários do órgão, segundo pesquisa realizada em novembro e divulgada recentemente. Com quatro anos de funcionamento na cidade, completados no último dia 24/2, a unidade é referência no atendimento para a população de toda a nossa região.

Foram sete anos de luta até a efetiva implantação do Poupatempo em Americana. Fico muito feliz por ter conseguido, pelo mandato de deputado, essa importante conquista para o município e a região. É uma grande satisfação fazer parte de um projeto de sucesso que facilita a vida da população. Os serviços começaram a funcionar na rua Carioba, mas por problemas estruturais do imóvel foram transferidos em 2016 para o prédio do Centro de Integração e Valorização do Idoso (Civi). Uma decisão acertada do prefeito Omar Najar, em parceria com o Sindicato dos Aposentados, que não mediu esforços para que a comunidade tenha atendimento de qualidade. A estrutura hoje é excelente e o atendimento eficiente, digno de elogios dos usuários.

A unidade atende em média 1,3 mil pessoas por dia. A meta é que todos sejam atendidos em até 20 minutos, mas em alguns dias esse tempo cai para 15 minutos. São 110 pessoas que prestam atendimento no local. O Poupatempo de Americana está entre os 24 do Estado que tiveram a aprovação máxima dos usuários durante a pesquisa anual que serve para avaliar a satisfação da população. Ao todo foram analisadas 72 unidades em São Paulo.

Os serviços mais procurados em todas as unidades do Poupatempo são Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), primeira habilitação (permissão para dirigir), licenciamento de veículos e atestado de antecedentes criminais. As 72 unidades prestam atendimento a mais de 180 mil pessoas por dia no Estado.

Outro dado que considero muito interessante é que o Programa Poupatempo emprega 8.115 mulheres nessas 72 unidades de atendimento ao cidadão. Elas representam 62% do quadro de 13.193 funcionários da central de serviços públicos do governo paulista. Não há dúvidas que as mulheres fazem toda diferença no atendimento aos usuários.

O Poupatempo é considerado o melhor serviço público de São Paulo. Um dos principais motivos apontados para esse sucesso é o sistema de atendimento com hora marcada, que evita aglomerações e filas. É motivo de orgulho termos o Poupatempo em Americana, beneficiando uma grande população da região, com resultados tão satisfatórios junto aos usuários.

Chico Sardelli é deputado estadual pelo PV

alesp