Discussão sobre os malefícios do benzeno


17/04/2018 11:10 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:

Audiência sobre malefícios do benzeno<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221251.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Marcos Martins realizou audiência pública na Alesp, no último dia 12/4, sobre os desafios da implementação da Lei 16.656/2018, de sua autoria, que visa ao combate à exposição da população ao benzeno, substância cancerígena.

À mesa estiveram também o presidente do Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região (Cisssor) José Elias de Góis, a coordenadora de Saúde do Trabalhador da Secretaria da Saúde Simone Alves dos Santos e o presidente da Federação dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Fepospetro) e do Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Servi­ços e de Combustíveis e Derivados de Petróleo (Sinpospetro) de Osasco e região, Luiz Arraes.

"Toda lei precisa ser conhecida pela população. Estamos realizando um trabalho de conscientização sobre a importância da prevenção ao benzeno e pretendemos fazê-lo com a ajuda dos frentistas, expostos constantemente à substância cancerígena", afirmou Marcos Martins.

De acordo com dados da Secretaria da Saúde, dos 9.038 postos de gasolina no Estado de São Paulo, 4.137 estão contaminados. Dentre as 645 cidades de São Paulo, 417 sofrem com o contágio. "A inalação do benzeno pode causar diversos sintomas, podendo levar ao desenvolvimento câncer e à morte", explicou Martins.

alesp