Exposição fotográfica exibe São Paulo por olhares diferentes


17/04/2018 11:23 | Larissa Seretti - Fotos: José Antonio Teixeira

Exposição O Caminho do Olhar Exposição O Caminho do Olhar Exposição O Caminho do Olhar Exposição O Caminho do Olhar Exposição O Caminho do Olhar Exposição O Caminho do Olhar Exposição O Caminho do Olhar

Fazer com que a fotografia seja apreciada no formato impresso, e não somente por meio dos smartphones. É com essa intenção que a Ocupação São Paulo da Garoa realiza a mostra O Caminho do Olhar, inaugurada na última segunda-feira (16/4) na Assembleia Legislativa.

A exposição é composta de uma seleção de fotografias de 28 paulistas que usam a rede social Instagram como meio de trabalho. Foram mais de 110 imagens enviadas, para que apenas 30 fossem escolhidas.

"Criamos um público de instagrammers que gosta de tirar fotos e as publica nas redes sociais. A proposta do evento é juntar essas pessoas", explicou o curador da exposição, o publicitário Rafael Gushiken. Movido por seu amor pela fotografia, ele criou a plataforma digital São Paulo da Garoa em 2011 e ressaltou que o propósito da exposição é também reunir todos para que se conheçam. "As pessoas estão muito online e o evento é realmente um pretexto para que possam se encontrar."

O arquiteto Vinicius Pavin é um dos participantes da exposição. Autor da fotografia intitulada Cor ao Concreto, ele capturou a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) em um domingo, e relatou como conseguiu registrar aquele momento. "Tirei essa foto olhando a cidade do fundo, além do Ceagesp. Na foto é visível que existe uma parte elitizada à direita e uma favela à esquerda. Tentei abordar tudo isso: a feira, que por si só é muito bonita, e também essa cidade por trás, mostrando a diversidade de São Paulo."

Exposição: 2° Ocupação São Paulo da Garoa - "O Caminho do Olhar"

Curador: Rafael Gushiken

Período: até o dia 27/4

Horário: de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h

Local: Alesp - Espaço Heróis de 32

Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera

Entrada gratuita

Informações: (11) 3886-6610