DER cria consórcio para mapear a serra do Mar


18/04/2018 11:28 | Da assessoria do deputado Marcos Damasio

Compartilhar:

Marcos Damasio (à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2018/fg221453.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Departamento de Es­tra­das de Rodagem (DER) informou ao deputado Marcos Damasio (PR) na ul­ti­ma terça-feira (17/4) que um consórcio está sendo criado para fazer o estudo geológico e o mapeamento da serra do Mar, a fim de detectar áreas de risco.

A ação terá investimento de R$ 3 milh­ões e deverá começar pela região do traçado da rodovia Mogi-Bertioga (SP-98), que vem sofrendo com inúmeras inter­­dições nos últimos dias por causa do deslizamento de terra e pedras.

A estrada, importante acesso ao litoral paulista, está fechada desde o dia 11/4. Segundo o DER, pode ser reaberta em torno de dez dias após liberado o laudo solicitado à Defesa Civil do Estado e ao Instituto Geológico.

Para Damasio, que participou da reunião ao lado do vereador mogiano Francimário Vieira (o Farofa), presidente da Comissão Especial de Vereadores da Mogi-Bertioga, e do secretário de Segurança de Bertioga Taciano Goulart, a realização do estudo é uma boa notícia, uma vez que isso nunca foi feito.

"Saímos da reunião com a promessa de que não é mais só a limpeza da pista ou um muro de arrimo ou outra medida paliativa. É um estudo, que será realizado por um consórcio especializado, para detectar os pontos críticos e nortear um trabalho mais efetivo. Toda essa discussão reforça a necessidade de duplicação da rodovia", disse Damasio.

alesp